quarta-feira, março 07, 2018

Wellness Beauty: Desenhando Um Novo Caminho e Descobrindo a Beleza Real

Esse post é para falar sobre beleza de verdade, beleza real, sobre a beleza perfeita e também como quero tratar deste assunto daqui em diante.

Photo by Ariana Prestes on Unsplash


A Nóia das Redes Sociais


Nestes tempos somos bombardeadas e bombardeados com imagens de rostos e corpos “perfeitos” no Instagram, Facebook e outras redes sociais. Não que não fôssemos antes da Internet se popularizar. Mas agora, a exposição à esses padrões de beleza impostos é muito maior e eu diria que até mais agressiva. Antes as(os) modelos e atrizes (atores) magras(os) tidos como exemplos do que era ser bonito, estavam nas capas de revistas e na televisão, e o acesso a estes dois veículos não era tão fácil quanto hoje é o celular para nós. O celular vai conosco para todos os lugares (transporte, trabalho, shopping, shows, casa de amigos, quarto, banheiro), e está ali ao nosso alcance para dar uma olhada nas redes sociais a qualquer momento.

Você pode achar que não, mas ver essas imagens provoca uma nóia absurda em nossas vidas. Vai me dizer que você nunca usou um filtro pra disfarçar as olheiras de uma noite mal dormida antes de postar uma selfie no Instagram?! Ou nunca se comparou com alguém que você viu nas redes sociais? E quantas pessoas você conhece que instalaram o Facetune no celular pra dar aquele corrigida na pele e deixar ela lisinha antes de postar a foto? Se você faz isso, será que a blogueira fitness super sarada também não faz? Pense que estamos todos no mesmo barco.  

Influenciados por essas imagens - que são quase plastificadas - de pessoas que ficam parecendo bonecos com tanta artificialidade, passamos a detestar o que vemos no espelho e almejar a falsa ideia de que a beleza correta é aquela vista nas redes sociais.

"A mágica está em você"


Dentre todos os problemas que esse caminho para alcançar a beleza perfeita pode causar, é o de sair do espaço virtual e entrar na sua vida real. Muitas pessoas fazem loucuras para emagrecer, gastam horrores com cremes que prometem acabar com a celulite, se submetem a cirurgias plásticas que nem sempre são bem sucedidas, desenvolvem transtornos alimentares e seguem odiando seus corpos.

Ser Saudável Para Ser Bonito



O que eu quero propôr hoje é que nós façamos um exercício de tentar buscar saúde ao invés de buscar o corpo perfeito, cabelo perfeito ou a pele perfeita. Primeiro porque o conceito de perfeição é algo bem relativo, para você uma pele perfeita pode ser uma que não possua acne, para mim pode ser um rosto livre de olheiras, e por aí vai. Cada um tem sua concepção do que isso significa.

Voltando ao exercício, penso que, quando conseguimos nos desvencilhar um pouco dessa preocupação exagerada com a estética e nos colocamos no caminho da busca pela melhora da nossa saúde, tudo acontece. Além de ficarmos mais saudáveis, o corpo agradece com uma pele mais luminosa e com oleosidade controlada, cabelos e unhas mais fortes, corpo mais tonificado e muitas outras coisas.

O que você me diz? Vamos mudar o foco e buscar a melhor saúde, e a partir daí termos a melhor pele e o melhor corpo que nós pudermos ter?

Há tempos venho introduzindo pequenas mudanças na minha vida com a intenção de ter um estilo de vida mais saudável. E acredito que já dei bons passos nessa direção. Mas, antes que você pense que minha vida é maravilhosa e mais fácil que a sua, vou dizendo que não. Tenho problemas como você, tenho boletos para pagar, vez ou outra acordo de mal humor, uns probleminhas de saúde que atrapalham meu bem-estar e estou acima do meu peso, o que causa mal estar, cansaço, dores na coluna e no joelho e outras cositas más.

Acho importante falar essas coisas para lembrar vocês de que sou uma pessoa como outra qualquer, suscetível a erros e com minhas próprias questões para resolver. Mas sou alguém que faz um esforço de todos os dias trabalhar tudo isso e tentar encontrar minha melhor versão. :)

O que quero dizer com todo esse conjunto de “obstáculos” é que é difícil mudar e ressignificar as coisas, mas não é impossível. A cada dia podemos melhorar um pouquinho e assim, depois de um tempo, perceber que melhoramos um tantão.

Wellness Beauty ou Bem-Estar e Beleza


Daí que quero compartilhar com vocês as coisas que aprendi e as que ainda vou aprender sobre um assunto que vem ganhando cada vez mais espaço e arrebatando muitos corações (rsrs), você pode chamá-lo de wellness ou bem-estar. No caso aqui do blog, vamos ser mais específicos e chamar de welness beauty ou bem-estar e beleza.

Definição do dicionário Michaelis para a palavra composta “bem-estar”:

bem-estar
bem-es·tar
sm
1 Estado de boa disposição física; satisfação das necessidades físicas e espirituais.
2 Sensação agradável de segurança, conforto, tranquilidade.” 

Sendo assim, podemos dizer que o wellness beauty significa se sentir bem disposto, saudável, confortável com seu corpo e também com a sua mente, sua saúde psicológica. É se sentir bem fisicamente e contente em perceber a saúde do seu corpo através de sua aparência física, da sua beleza. O bem-estar de beleza para mim é isso. E definitivamente não estou falando sobre entrar em uma calça jeans 36, ok? Falo da beleza como um resultado do cuidado com nossa saúde e bem-estar, e não um padrão a ser alcançado a qualquer custo, inclusive em detrimento do que o corpo realmente precisa.

Existe uma infinidade de temas dentro deste assunto que quero compartilhar com vocês: cosméticos naturais, como alimentação pode ajudar com problemas de pele, uso de óleos essenciais, cuidados com cabelos, alimentação saudável, meditação, movimento e muitas outras coisas. Tenho certeza de que vamos aprender muito juntos, sei que vocês também vão dividir muitas coisas que sabem e usam em suas rotinas. E assim vamos nos ajudando e construindo um conhecimento bem bacana sobre tudo isso.



Preciso falar que com isso quero dizer que vamos inserir novos assuntos aqui no blog sem deixar de falar sobre maquiagem que óbvio, é algo que eu amo e também aquece meu coração. Mas nossas conversas vão mudar e ficar um pouco mais ricas (e espero que também mais interessantes) por aqui.

Então, vocês podem esperar por posts quinzenais, e espero que até o final do semestre eles se tornem semanais. Vou trabalhar para entregar o melhor conteúdo que eu puder, por isso, vou começar devagarinho mas com bastante capricho e carinho.

Um beijo enorme ;)

-----
Me segue lá no Instagram - @brunaaferes
Tbm tenho uma página no Facebook com dicas, fotos e notícias sobre beleza - Bruna Feres Makeup

---------------------



Local: São Paulo, Brasil

0 comentários:

Postar um comentário